RD Cultural

Notícias sobre o mundo do Rock, shows e eventos nacionais e internacionais

Mostra “Estação das Artes” irá reunir diversas vertentes culturais na antiga ferroviária

Matéria publicada no dia 11/08/2015

Por Aline Mendes

Painéis de grafite, bandas de variados estilos, dança e teatro vão tomar conta do saguão da antiga estação ferroviária de Bauru de 12 de agosto a 18 de setembro.

Durante esse período, a exposição poderá ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; aos sábados das 8h às 12h. As demais atividades também são abertas ao público e têm horários diferenciados (veja a programação logo abaixo).

Nesta terça-feira (11), às 19h, haverá uma cerimônia de abertura com apresentação da Banda Sinfônica Municipal. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura, juntamente com as produtoras culturais Juliana Silva e Meiriane Jordão.

No primeiro evento depois que o local foi destinado a entidades, projetos e manifestações culturais do município, o nome da mostra não poderia ser outro “Estação das Artes”. A programação faz parte das comemorações dos 119 anos do município e fará referência à história local.

“Da mesma forma que a estação é onde tudo começou para Bauru, quem sabe é onde vai recomeçar para o grafite e a cultura em geral”,  deseja Juliana Silva.

Os painéis serão expostos em andaimes, justamente para dar a ideia de reconstrução da arte. Móveis originais da estação também compõem o ambiente. “Queremos unir o novo e o antigo, trazer o público e mostrar contrastes da arte, colocar em mesmo espaço o urbano do grafite e o clássico do balé. A arte vem para somar”.

Grafite é arte

Partindo da proposta de apresentar aos jovens o patrimônio ferroviário de Bauru e dialogar com a diversidade de manifestações artísticas, a mostra traz 13 artistas que confeccionaram painéis em grafite, fazendo referência à estação e sua importância para Bauru.

“Precisamos mostrar para a cidade o que é o grafite, uma arte tão valorizada em São Paulo, por exemplo, e não aqui”, aponta Juliana Silva, que trabalha em galeria de arte e sonhava levar os desenhos das ruas para os quadros.

Ela explica que, de acordo com uma lei federal, o grafite só é considerado crime se feito sem autorização do proprietário ou de autoridades em imóveis ou prédios públicos. A exposição quer não só esclarecer o público e diminuir preconceitos, mas conscientizar grafiteiros para que não façam pichações.

Juliana destaca, ainda, que todos os artistas envolvidos na mostra, nos shows e espetáculos são voluntários. A organização foi possível graças ao patrocínio de empresas e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Vale prestigiar.

Serviço

A mostra “Estação das Artes” é aberta ao público de 12 de agosto a 18 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; aos sábados das 8h às 12h. Nesta quarta-feira, dia 11, haverá um coquetel de lançamento, cuja presença deve ser confirmada pelos telefones (14) 9 9792-7508 (Juliana Silva) e 9 8137-2862 (Meiriane Jordão). Informações pelo telefone (14) 3019-1520 ou pelo e-mail: estacaografitebauru@gmail.com

Print

Fonte: Jcnet

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às agosto 14, 2015 por em arte, cultura e marcado , , , , , , .

RSS Feed desconhecido

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

RSS Feed desconhecido

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
%d blogueiros gostam disto: